sábado, 16 de abril de 2011

1a Parte ....

A memória de meus bisavós:
CoroneL Leonardo Costa Ribeiro &
DuLce CaLazans Ribeiro



As histórias ouvidas entre a amizade fraterna De meu avõ e seus primos:
AdeLaido, Elmano, Josepha



Aos parentes que passaram para outra vida
Mas ajudaram a forjar o nome:
Família CaLazans & Ribeiro



Aos EsTados de Sergipe, Bahia
A cidade de EsTância
Palco desta história de Vida. 
Dedico esta 1ª parte da vida de meu avô.



INTRODUÇÃO


Dr. Orlando Calazans Ribeiro, nasceu no início do século XX, em 1.901 no município de Estância, Estado nordestino de Sergipe, onde passou sua juventude e adolescência, entre o mundo político à época, as tradicionais fazendas imponentes como a afamada fazenda do            “ CasteLo ” de sua família e as festas da elite local, pois era fruto da união de duas das mais tradicionais e abastadas famílias nordestinas: Calazans & Ribeiro. Filho do Coronel Leonardo Costa Ribeiro (imigrante e industrial português) e de Dulce Calazans Ribeiro, casou-se na década de vinte em Traíras ( hoje município de Santana de Pirapama MG. ) com a Sra. Arminda CampeLo Ribeiro, fiLha de Luiz CampeLo ( Lulu ) & Luísa Gomes de Oliveira CampeLo, tendo nove fiLhos : Ivone, Sônia, DuLce, Diana, Maria Luiza, Aída, Otávio, Renato e OrLando. (Minha Família – Acy Ferreira França – Impressão Gráfica CEUB-BrasíLia DF. 1987 – pgs. 114 & 117.)

Teve ainda uma filha de nome ZULINAH DE CALAZANS NASCIMENTO (nome de casada) ZULINAH DE CALAZANS RIBEIRO (nome de solteira), fruto de um namoro com Adalgisa Dalva Ribeiro, (ocorrido antes de conhecer e casar-se com a Sra. Arminda) ela nasceu na capital Salvador BA. , em 27 de agosto de 1925 e casou-se com Francisco do Nascimento , teve 9 filhos : Ana Maria, Maria Lucia , Celia Maria , Jose Raimundo e Raimundo Jose (gêmeos), Luiz Carlos, Emmanoel Francisco, Lilia Beatriz e Sergio .(Dados de família repassados peLa neta Pesquisadora e Enfermeira LiLia “CaLazans”-acervo particular)

Foi  criado por seu pai , familiares e em CoLégio Interno, uma vez que sua amada genitora DuLce CaLazans faleceu em decorrência da gripe espanhola que assolava o mundo na virada do século XIX para XX, perdeu sua mãe quando ainda era uma criança, fica claro o amor inesquecível e incondicional de filho , quando anos e anos mais tarde ao publicar sua These de Doutoramento em sua formatura como médico ,  escreve  :


“ ... A sagrada memória de minha Mãe , não quis o destino me fosse concedida a ventura suprema de ter-vos ao meu lado no momento em que me vejo investido das funções de sacerdote da religião de Hypocrates; mas, lá da mansão de Deus onde estaes, mandae através dos espaços um ósculo cheio de unção que me sirva de conforto em toda minha vida ... ”  ( Physio-Psychologia das Emoções, These de Doutoramento Approvada com Distincção, fls. 02,  Dr. Orlando Ribeiro, Bahia 1.924 ).


1.     JUVENTUDE,  ADOLESCÊNCIA & O MÉDICO:
” O MUNDO ENTRE A BAHIA,SERGIPE & EUROPA ”


Pouco ou quase nada sabe sobre a infância, juventude e adolescência de Orlando Calazans, existe um boato de que quando jovem havia sido noivo da filha do Governador de Sergipe, não dando certo o noivado e por razões desconhecidas até hoje, abandonou literalmente tudo e todos e fixou residência no Estado de Minas Gerais, ... outro acontecido é que sua personalidade  forte e boêmia, fez com que fechasse as portas de uma famosa zona de meretrício da capital Sergipana, fato escandaloso para a época , sabe-se que era bonito, culto, inteligente e de personalidade muito forte.

Quando Jovem, paralelo às atividades de médico, foi Diretor da Empresa IndustriaL Estanciana – Fábrica Senhor do Bonfim – Ribeiro, Schofield  &  Cia. Tecelagem e Fiação – End. Telegr. Alegrete -  Estância Sergipe , da qual seu pai CeL. Leonardo Costa Ribeiro era um dos sócios-proprietários ( a fábrica ainda exisTe ).

Em 1.924, torna-se Médico, ao colar grau com These de Doutoramento aprovado com distinção pela Faculdade de Medicina da Bahia, com apenas 23 anos de idade e deixa lastreada fortes amizades na Tradicional Universidade Nordestina, seus primos Elmano, Adelaido e Josepha, os médicos Dr. Nelson Almeida, Dr. Bráulio, Dr. Murillo dos Santos, Dr. João Gonçalves e Dr. Antonio Costa.
Amigos fraternos como: Annita Lessa, Elisa Saldanha, Durval Carvalho,  colegas do Internato HospitaL São João de Deus,  mas sem dúvida alguma o mais importante de todos o Dr. Aristides Novis seu mestre e mentor na Publicação acadêmica que outorgou o título profissionaL de Médico. ( These de Doutoramento “ Physio-Psychologia das Emoções” approvada com distincção – Bahia 1.924 - Orlando Ribeiro. )

A imprensa nordestina à época deu destaque aos jovens médicos recém-formados, Orlando e Adelaido Ribeiro duas competências em matéria de radiologia e radioscopia, inaugurando consultório luxuoso na Rua ChiLe, n.5, 1º andar, Salvador BA., dotado o consultório de moderna aparelhagem da companhia Victor dos EUA, lembrando quando Dr. Orlando Ribeiro trabalhou no Gabinete de Radiologia da Santa Casa do RJ., chefiada por nada mais nada menos que  Dr. Roberto Duque Estrada (Matéria de JornaL, vinculada no Órgão da União Republicana de Sergipe – originaL.)

         Em 1.928, médico formado e atuante, segue para França e Europa, no navio “ Orania ”, juntamente com outros colegas de profissão, para pós graduação em “ Radiologia ”, este fato foi noticiado amplamente pela Imprensa Nordestina e Francesa. Países como Bélgica, Espanha, PortugaL e França foram visitados pelo Jovem médico na condição de secretário da Delegação de 28 Médicos, mas sem dúvida seus olhares estavam atentos para as cidades de Bordeaux, Toulouse, Paris, ... e Santuário de Lourdes ( Artigos na Imprensa Sergipana : “ Impressões da Moderna Sciencia  Europea , o que nos disse o Ilustre Radiologista Oralndo Ribeiro  -   A caravana medica brasileira na França – União Republicana de Sergipe. - originaL ” )

Dr. Orlando Ribeiro cerrou fileiras no Exército Brasileiro, tendo a Patente de Tenente-Médico, atuando com galhardia no 28º BaTalhão de Caçadores e segundo consta lutou contra o Bando de Lampião em uma investida bélica , no Estado de Alagoas , tratando de um ferimento a bala um policial militar , que em agradecimento o presenteou com uma espada do próprio Lampião,  este presente foi doado por Dr. Orlando Calazans ao Museu que abriga os pertences do “rei do cangaço.”   
Como OficiaL do ExérciTo , bravamente lutou no movimenTo revolucionário que insurgiu na década de trinta , vê-se o ânimo do jovem Tenente que alinhou patriotismo com medicina, no 28o BaTalhão de Caçadores.

O Médico Dr. Orlando atuou brilhantemente nas cidades e Estados de : Estância e Aracaju SE., Salvador BA., Rio de Janeiro RJ., Barão de  Cocais, Sete Lagoas e Belo Horizonte MG., Foi Médico do Corpo Clínico do HospitaL da Beneficiência Portuguesa de SaLvador BA., Médico do Gabinete de Radiologia da Santa Casa do Rio de Janeiro,  Médico  Sanitarista   e  orador  da  Turma de formandos Médico chefe de posto de higiene, Chefe do Centro de Saúde de Sete Lagoas MG, Professor de Ciências Biológicas  e  Membro da Associação Médica BrasiLeira e Associação Médica Mineira.

         Pelo que consta, foi um profissionaL correto, certo, direito, digno, honesto e honrado, fieL ao seu juramento, alheio ao dinheiro, médico dos pobres e humildes, sempre esteve um passo a frente de seu tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário